Consórcio

Aumentar fonte Diminuir Fonte
O Consórcio Rio Paraguaçu, constituído pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A e UTC Engenharia S/A, foi contratado em setembro de 2008 pela Petrobras Netherlands B.V. para a execução de serviços de engenharia, suprimentos e construção das plataformas de perfuração auto-elevatórias P59 e P60.

No período de pico das obras, o Consórcio deve contar com cerca de 2,5 mil integrantes atuando em diversas áreas, com maior concentração de mão-de-obra nas atividades diretamente ligadas à construção das plataformas no canteiro de São Roque do Paraguaçu, no município de Maragojipe. Pelo menos 70% dos integrantes são da Bahia, com prioridade para as cidades circunvizinhas ao canteiro.

A área, de cerca de 400 mil m², foi adaptada para as atividades ao longo de oito meses, com a instalação de pórticos, pontes rolantes, painéis para fabricação de blocos, e outras alterações necessárias para a equiparação com um estaleiro de ponta.

Com capacidade para perfuração em condições de alta pressão e alta temperatura, a P59 e P60 retomam a produção nacional deste modelo de plataforma, pois unidades similares não eram construídas no Brasil há quase 30 anos.

Para garantir o sucesso da empreitada, o Consórcio Rio Paraguaçu obteve, por licenciamento, a tecnologia da empresa americana LeTourneau Offshore Products – responsável pelo fornecimento do projeto de engenharia e dos equipamentos de perfuração para as duas plataformas. Completando a equipe está a empresa brasileira Projemar, que cuida de toda a engenharia de detalhamento do projeto.

A estrutura de gestão e planejamento do Consórcio inclui ainda escritórios no Rio de Janeiro – cidade na qual está sediada a Gerência Integrada do empreendimento – e em Houston (EUA), onde está a equipe responsável por gerir as interfaces de engenharia e suprimentos do contrato LeTourneau.

    Copyright 2010 - Todos os direitos reservados Intranet
Versão em Português English Version