Consórcio é destaque no UTC em Notícia

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Em setembro de 2008, a Petrobras Netherlands B.V. contratou o Consórcio Rio Paraguaçu para a execução de serviços de engenharia, suprimento e construção das plataformas de perfuração auto-elevatórias P-59 e P-60. O Consórcio firmado entre as empresas UTC Engenharia, Construtora Noberto Odebrecht e Construtora Queiroz Galvão, tem um prazo de 38 meses e valor de US$ 703 milhões.
Este projeto está sendo executado em São Roque do Paraguaçu, um distrito de Maragogipe na Bahia.
A realização desse projeto vem como um marco para a indústria brasileira, já que, há 30 anos não se construíam unidades similares no país.
Projetadas para perfuração em condições de alta pressão e temperatura, as plataformas P-59 e P-60 adotam tecnologia da empresa americana LeTourneau Offshore Products, que será responsável pelo fornecimentos do projeto de engenharia e dos equipamentos de perfuração. Também está envolvida nesse projeto a empresa brasileira Projemar, responsável pela engenharia de detalhamento utilizando o software de modelagem 3D.
Para a realização do projeto, foram necessárias adaptações no canteiro de obra equiparando-o a um estaleiro de ponta. Na área de 400 mil m², pontes rolantes, painéis de fabricação de blocos, pórticos, máquinas de corte de plasma garantem a rapidez e eficácia da obra.
O Consórcio Rio Paraguaçu registra outro marco na indústria brasileira e, provavelmente, mundial. O lançamento das plataformas P-59 e P-60 será feito a partir da balsa BGL-II da Petrobras, que normalmente é utilizada no lançamento de plataformas tipo jaqueta. Para garantir o sucesso desse procedimento, equipes especializadas trabalham com modelos reduzidos (escala 1:50).em simulações. Os dados dos testes são estudados pelas equipes com ajuda de um software de simulação, permitindo ajustes as variáveis do procedimento.

ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DA OBRA
(balanço até 1º quinzena de maio de 2010)

Aço - Já foram processadas mais de 6.700 toneladas de aço (3.200t de casco, 800t de Spud Cans, 2.200t de pernas, 300t de Cantilever e 200t de Acomodações)

Equipe – Duas mil pessoas estão envolvidas no Consórcio Rio Paraguaçu, entre elas os profissionais do escritório do Rio de Janeiro e Houston (EUA)

Pernas - 30 dos 84 tramos necessários para a montagem das duas plataformas já foram fabricados, totalizando 2,2 mil toneladas.

Suprimentos - Dois kit (sistemas auto-elevatórios, sistemas de deslocamento de cantilever, guindastes e guinchos posicionadores) e equipamentos extra-kit (pacote de bombas de lama) já estão no canteiro de obra.

Engenharia - A emissão de toda a engenharia básica foi concluída e está em fase final de aprovação. A engenharia de detalhamento continua em execução.

P-59
A montagem da P-59 foi iniciada no final de maio de 2009. Atualmente estão em andamento os testes hidrostáticos e de estanqueidade, além da montagem do sistema auto-elevatório e do módulo de acomodações.
Um destaque recente da montagem desta plataforma é o posicionamento do 1° spud can (pé da plataforma). As atividades de montagem de bandejas de cabos e o detalhamento de bases de equipamentos também já foram iniciados.

Dados da estrutura (mais da metade de toda parte estrutural já foi construída)
- Mais de 80% de todo escopo de estrutura de Acomodações já foi fabricado.
- Mais de 40% de toda a tubulação prevista foi fabricada. - 100% da estrutura dos Yokes está montada.- 100% da estrutura do fundo duplo está na carreira de embarque.- 80% da estrutura do spud can encontra-se fabricada.- 100% das escadas dos tanques foram fabricadas.- Mais de 95% do Costado encontra-se na carreira de embarque.
- Mais de 50% das pernas foram fabricadas.


P-60
A montagem da P-60 foi iniciada em setembro de 2009 e os mais recentes marcos de produção são a conclusão do fundo duplo e o posicionamento do primeiro Yoke. A montagem das Anteparas está em fase final e a montagem dos Yokes já foi iniciada.
Dados da estrutura (mais de 40% de toda a estrutura da plataforma está construída)
- Mais de 25% da tubulação já foi fabricada.

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